Lançamentos que me chamaram a atenção no mês (posso ter perdidos alguns):
Enraizados | Naomi Novik | Fantástica Rocco | 384 Paginas | 3 de Julho
Autora da aclamada série Temeraire, bestseller do The New York Times,
Naomi Novik introduz um mundo novo e ousado, com raízes fincadas no
folclore eslavo, em Enraizados, indicado ao Hugo e vencedor do Nebula,
entre outros prêmios literários. Na trama, Agnieszka e Kasia são
melhores amigas e levam uma vida tranquila no vale. Mas essa
tranquilidade cobra seu preço. Afinal, às margens do vilarejo onde moram
fica a temida Floresta corrompida, cheia de um poder maligno
desconhecido, e para impedir que ele avance para além das fronteiras da
Floresta, o povo do vale conta somente com a proteção de um mago frio e
ambicioso, que a cada dez anos exige que uma jovem do vilarejo seja
entregue para servi-lo. Enquanto a próxima escolha se aproxima, Agnieska
teme por sua bela, graciosa e corajosa amiga. Mas pode ser que ela
esteja errada. Porque, quando o Dragão chegar, não é Kasia que ele vai
escolher.
Messias de Duna | Frank Herbert | Aleph | 272 Paginas | 5 de Julho
Doze anos se passaram desde que Paul Atreides ascendeu ao trono e acumulou os títulos de imperador e messias. Líder do maior império que a humanidade já viu, Paul está terrivelmente consciente do peso de suas decisões. Arrakis tornou-se o centro do Imperium, de onde os fremen se propagaram a fim de levar sua filosofia e forma de governar aos planetas por eles conquistados. Os inevitáveis conflitos gerados por essa expansão fazem importantes facções contrárias ao imperador reunirem forças para detê-lo. Uma grande disputa está prestes a ter início nos bastidores do poder, e apenas Muad’Dib pode decidir o destino de todos. Messias de Duna é o segundo volume da série criada por Frank Herbert. Ele revela um lado mais humano de seus personagens, além de aprofundar e estender o universo de Duna, aliando discussões políticas, filosóficas e religiosas à épica história de poder, vingança e redenção.
A Ilha Misteriosa | Jules Verne | Zahar | 704 Paginas | 6 de Julho
Um clássico inesquecível e uma obra especial para os amantes de 20 mil léguas submarinas e do Capitão Nemo Vinte e quatro de março de 1865. Arrastados em seu balão desgovernado e rasgado por um furacão, cinco “náufragos do ar” aterrissam numa ilha deserta do Pacífico Sul. Somente com a roupa do corpo, o pequeno grupo de colonos irá refazer toda a longa trajetória da civilização: da pré-história aos tempos modernos, do domínio do fogo à fabricação de nitroglicerina, dos primeiros artefatos à pilha elétrica, da cerâmica rudimentar à instalação de um elevador e de um telégrafo, sem deixar de passar pelo advento da agricultura e da pecuária. Clássico incontestável, A ilha misteriosa é uma viagem extraordinária e também uma reflexão sobre o conceito e os limites da humanidade. Essa edição traz texto integral e 30 ilustrações originais. A versão impressa apresenta ainda capa dura e acabamento de luxo.
Anna Kariênina | Liev Tolstoi | Companhia das Letras | 808 Paginas | 7 de Julho
“Toda a diversidade, todo o encanto, toda a beleza da vida é feita de sombra e de luz”, escreve Liev Tolstói no romance que Fiódor Dostoiévski definiu como “impecável”. Publicado originalmente em forma de fascículos entre 1875 e 1877, antes de finalmente ganhar corpo de livro em 1877, Anna Kariênina continua a causar espanto. Como pode uma obra de arte se parecer tanto com a vida? Com absoluta maestria, Tolstói conduz o leitor por um salão repleto de música, perfumes, vestidos de renda, num ambiente de imagens vívidas e quase palpáveis que têm como pano de fundo a Rússia czarista.
Nessa galeria de personagens excessivamente humanos, ninguém está inteiramente a salvo de julgamento: não há heróis, tampouco fracassados, e sim pessoas complexas, ambíguas, que não se restringem a fórmulas prontas. Religião, família, política e classe social são postas à prova no trágico percurso traçado por uma aristocrata casada que, ao se envolver em um caso extraconjugal, experimenta as virtudes e as agruras de um amor profundamente conflituoso, “feito de sombra e de luz”.
O Ódio que Você Semeia | Angie Thomas | Galera Record | 378 Paginas | 10 de Julho
"Uma história juvenil repleta de choques de realidade. Um livro necessário em tempos tão cruéis e extremos Starr aprendeu com os pais, ainda muito nova, como uma pessoa negra deve se comportar na frente de um policial. Não faça movimentos bruscos. Deixe sempre as mãos à mostra. Só fale quando te perguntarem algo. Seja obediente. Quando ela e seu amigo, Khalil, são parados por uma viatura, tudo o que Starr espera é que Khalil também conheça essas regras. Um movimento errado, uma suposição e os tiros disparam. De repente o amigo de infância da garota está no chão, coberto de sangue. Morto. Em luto, indignada com a injustiça tão explícita que presenciou e vivendo em duas realidades tão distintas (durante o dia, estuda numa escola cara, com colegas brancos e muito ricos - no fim da aula, volta para seu bairro, periférico e negro, um gueto dominado pelas gangues e oprimido pela polícia), Starr precisa descobrir a sua voz. Precisa decidir o que fazer com o triste poder que recebeu ao ser a única testemunha de um crime que pode ter um desfecho tão injusto como seu início. Acima de tudo Starr precisa fazer a coisa certa. Angie Thomas, numa narrativa muito dinâmica, divertida, mas ainda assim, direta e firme, fala de racismo de uma forma nova para jovens leitores. Este é um livro que não se pode ignorar."
Homens de Armas | Terry Pratchett | Bertrand | 336 Paginas | 14 de Julho
Uma aventura do universo Discworld. A Vigilância só tem 24 horas para fazer a limpa na cidade, e é de Ankh-Morpork que estamos falando... Todos a postos! A Vigilância Noturna da Guarda Municipal de Ankh-Morpork é formada pelo Cabo Cenoura (tecnicamente um anão), o Policial-Lanceiro Porrete (de fato um anão), o Policial-Lanceiro Detritus (um troll), a Policial-Lanceira Angua (uma mulher... na maior parte do tempo) e o Cabo Nobbs (desqualificado da raça humana por agressão física). Eles precisarão de toda a ajuda possível, pois uma nova ameaça está à solta: tão letal quanto um dragão, porém mecânica e totalmente desalmada. Algo que mata sem qualquer escrúpulo.
Sempre Vivemos no Castelo | Shirley Jackson | Suma de Letras | 200 Paginas | 20 de Julho
"Merricat Blackwood vive com a irmã Constance e o tio Julian. Há algum tempo existiam sete membros na família Blackwood, até que uma dose fatal de arsênico colocada no pote de açúcar matou quase todos. Acusada e posteriormente inocentada pelas mortes, Constance volta para a casa da família, onde Merricat a protege da hostilidade dos habitantes da cidade. Os três vivem isolados e felizes, até que o primo Charles resolve fazer uma visita que quebra o frágil equilíbrio encontrado pelas irmãs Blakcwood. Merricat é a única que pressente o iminente perigo desse distúrbio, e fará o que for necessário para proteger Constance. ""Sempre vivemos no castelo"" leva o leitor a um labirinto sombrio de medo e suspense, um livro perturbador e perverso, onde o isolamento e a neurose são trabalhados com maestria por Shirley Jackson."
Hotel Valhala. Guia dos Mundos Nórdicos | Rick Riordan | Intrínseca | 160 Paginas | 20 de Julho
Você chegou ao Hotel Valhala… E agora?
Muitos já ouviram falar do corajoso exército de Odin e dos grandiosos guerreiros vikings que vivem em Valhala, treinando dia e noite para lutar no Ragnarök… Porém poucos sabem que muitos desses guerreiros chegam ao Hotel Valhala sem a mínima ideia do que estão fazendo ali.
Para resolver esse problema, Hotel Valhala: Guia dos mundos nórdicos foi criado para oferecer todo o conhecimento de que um novo hóspede precisa para sobreviver durante a hospedagem eterna na pós-vida viking. Com dados essenciais, entrevistas exclusivas e muitas reflexões, o guia é um compêndio de informações sobre a personalidade de cada deus e deusa, sobre os seres míticos mais assustadores e as criaturas fantásticas mais incríveis dos nove mundos, tudo pensado para ajudar o guerreiro recém-chegado a começar o treinamento para o Ragnarök com o pé direito.
Fragmentos do Horror | Junji Ito | DarkSide | 224 Paginas | 26 de Julho
Mestre do terror em quadrinhos, Junji Ito combina o surrealismo e o
escatológico em suas histórias. O resultado é sempre bizarro, mas ainda
assim — ou quem sabe até por isso mesmo — belo. Se você tem coragem (e
estômago), não pode perder Fragmentos do Horror, primeiro livro de mangá
publicado pela DarkSide Books. Fragmentos do Horror é uma coleção de
histórias curtas, perfeitas para quem quer experimentar o que essa mente
tão delirante é capaz de produzir. Itosan oferece ao leitor nove
encontros com o desconhecido. Cada quadrinho pode ser fatal, cuidado!
Entre as histórias da coletânea, temos uma mansão velha de madeira que
gira sobre seus habitantes. Uma turma de dissecação com um assunto nada
comum. Um funeral em que os mortos definitivamente não são postos para
descansar. Variando do aterrorizante ao cômico, do erótico para o
repugnante, essas histórias apresentam o retorno de Junji Ito há muito
aguardado para o mundo do horror. Fragmentos do Horror faz parte da nova
coleção DarkSide Graphic Novel Tokyo Terror e, como todos os títulos da
Caveirinha, vem numa caprichosa edição em capa dura. A tradução foi
feita diretamente do japonês e a publicação segue a orientação original,
da direita para a esquerda — como tem que ser.
Sobre Gatos | Charles Bukowski | L&PM | 128 Paginas | 28 de Julho
O gato é o belíssimo diabo. Gatos são os animais mais admirados
por Charles Bukowski, que chegou a ter vários deles ao mesmo tempo.
Considerava-os professores, sábios e sobreviventes – como ele próprio.
Esta coletânea é composta de textos inéditos sobre esses bichos
misteriosos que tocaram a alma alquebrada do Velho Safado. Uma leitura
crua, terna e divertida. Bukowski e gatos, duas paixões. Charles Bukowski, o poeta da sarjeta e da ressaca, o romancista do
desencanto do sonho americano, quem diria, tinha um fraco por bichanos
peludos e ronronantes. Principalmente na velhice, tornou-se sentimental
com os felinos, que considerava criaturas majestosas, potentes e
inescrutáveis, seres sensíveis cujo olhar inquietante pode penetrar as
profundezas da alma. Eram, para ele, forças únicas da natureza,
emissários sutis da beleza e do amor. Abel Debritto, biógrafo
do autor que editou duas outras coletâneas temáticas, Sobre o amor e
Escrever para não enlouquecer, reuniu aqui poemas e textos em prosa
inéditos contendo reflexões sobre os animais que tanto fascínio e
respeito provocavam em Bukowski. Os felinos retratados por ele são
muitas vezes ferozes e exigentes. Ele os mostra perseguindo uma presa,
passeando sobre páginas datilografadas, acordando-o com unhadas e
mordidas. Se o personagem Henry Chinaski era seu alterego, os
gatos são seu alterego de quatro patas. Pois, ao discorrer sobre gatos –
vagabundos, lutadores, caçadores e sobreviventes –, o Velho Safado
fala, na verdade, sobre seu melhor assunto: ele próprio.
O Menino do Pijama Listrado - Edição: Comemorativa | John Boyne | Seguinte | 320 Paginas | 28 de Julho
"Bruno tem nove anos e não sabe nada sobre o Holocausto e a Solução Final contra os judeus. Também não faz idéia que seu país está em guerra com boa parte da Europa, e muito menos que sua família está envolvida no conflito. Na verdade, Bruno sabe apenas que foi obrigado a abandonar a espaçosa casa em que vivia em Berlim e a mudar-se para uma região desolada, onde ele não tem ninguém para brincar nem nada para fazer. Da janela do quarto, Bruno pode ver uma cerca, e para além dela centenas de pessoas de pijama, que sempre o deixam com frio na barriga. Em uma de suas andanças Bruno conhece Shmuel, um garoto do outro lado da cerca que curiosamente nasceu no mesmo dia que ele. Conforme a amizade dos dois se intensifica, Bruno vai aos poucos tentando elucidar o mistério que ronda as atividades de seu pai. O menino do pijama listrado é uma fábula sobre amizade em tempos de guerra, e sobre o que acontece quando a inocência é colocada diante de um monstro terrível e inimaginável. Esta edição de luxo, que comemora os dez anos de lançamento da obra, traz uma introdução inédita do autor e ilustrações do premiado artista Oliver Jeffers.
Além da Magia | Tahereh Mafi | Universo dos Livros | 368 Paginas | 31 de Julho
Uma aventura cativante e cheia de cores, um conto de fadas moderno
escrito pela autora best-seller da série Estilhaça-me. Inspirada por
seu amor a livros como O jardim secreto e As crônicas de Nárnia,
Tahereh Mafi cria um mundo novo e fascinante no qual a aventura é
inevitável e a amizade pode ser encontrada nos lugares mais
improváveis. Apenas três coisas são importantes na vida de Alice
Alexis Queensmeadow, de 12 anos: a Mãe, que não sentiria sua falta;
magia e cor, que parecem fugir dela; e o Pai, que sempre a amou. Certo
dia, Pai desaparece de Ferenwood, levando consigo nada além de uma
régua. Mas quase três anos já se passaram desde que Pai se fora, e
Alice está decidida a encontrá-lo. Ela ama seu pai ainda mais do que
ama aventuras, e está prestes a mergulhar em uma para encontrá-lo.
Porém, trazer Pai para casa não será uma tarefa simples. Para
encontrá-lo, ela terá de viajar pelo território mítico e perigoso de
Furthermore, onde para baixo pode ser para cima, papel é uma coisa
viva, e esquerdo pode ser direito ou muito, muito errado. Alice
precisará reunir toda a sua perspicácia (e todas as suas forças) para
encontrar Pai e voltar inteira a Ferenwood. E, em sua busca por Pai,
ela tem de primeiro encontrar-se a si – e apegar-se à magia do amor,
mesmo diante das perdas.
Tash e Tolstói | Kathryn Ormsbee | Seguinte | 376 Paginas | 31 de Julho
Natasha Zelenka é apaixonada por filmes antigos, livros clássicos e
pelo escritor russo Liev Tolstói. Tanto que Famílias Infelizes, a
websérie que a garota produz no YouTube com Jack, sua melhor amiga, é
uma adaptação moderna de Anna Kariênina. Quando o canal viraliza da
noite para o dia, a súbita fama rende milhares de seguidores — e, para
surpresa de todos, uma indicação à Tuba Dourada, o Oscar das webséries.
Esse evento é a grande chance de Tash conhecer pessoalmente Thom, um
youtuber de quem sempre foi a fim. Agora, só falta criar coragem para
contar a ele que é uma assexual romântica — ou seja, ela se interessa
romanticamente por garotos, mas não sente atração sexual por eles. O que
Tash mais gostaria de saber é: o que Tolstói faria?
Clube da Luta - Colecionador | Chuck Palahniuk | LeYa | 472 Paginas | 31 de Julho
Será impossível manter as regras e não falar sobre esta edição de
colecionador de O clube da luta. Sucesso instantâneo desde a sua
publicação, em 1996, o livro consagrou Chuck Palahniuk como um dos mais
importantes e criativos autores contemporâneos, e entrou para o cânone
da cultura pop. Chega agora totalmente repaginado, em edição revista e
atualizada, visual impactante e textos extras para comemorar os 20 anos
de sua publicação. Adaptado para o cinema em 1999 por David Fincher, o
que só fez aumentar sua quantidade de fãs, retrata o mundo caótico de um
homem que achou ter encontrado uma forma de viver além dos limites
impostos pela sociedade. Recheado pelo humor negro e violento de
Palahniuk, O clube da luta trata de temas cada vez mais atuais e tem
tudo para conquistar uma nova geração de leitores, além de despertar o
desejo dos já aficionados. Com esta edição, renasce um clássico.
Coleção Agatha Christie - Caixa 7 e 8
HarperCollins | 15 de Julho